sexta-feira, 20 de novembro de 2009

POR QUE ENXERGAMOS DESFOCADOS EMBAIXO D'ÁGUA?


Pela mesma razão que peixes enxergam desfocado na superfície. Ok, depoimentos de peixes não costumam ser muito confiáveis, mas a lógica é: órgão especializado no ambiente errado. Nossos olhos foram calibrados para enxergar em terra firme. Como a pressão da água é maior que a do ar, deforma nosso globo ocular. Além de incômodo, esse aperto atrapalha a entrada de luz para a retina, que forma imagens distorcidas. Aliás, quanto mais fundo o mergulho, mais distorcida a visão, porque aumenta a pressão sobre a córnea. Daí a magia dos óculos de natação: a miniatmosfera que ele prende entre a lente e o olho permite ver com foco mesmo a metros de profundidade.

Fonte: Revista Superinteressante. Oráculo.Edç.271. Nov/2009.

4 comentários:

Anônimo disse...

professora ate mesmo quando usamos oculos de proteçao a imagem fica destorcida?e quando ficamos muito tempo debaixo d´agua danifica ou causa algum problema na visão?
ass:erica mendes 1b

Alexandre disse...

Nossa! É mesmo supreendente, etudar cada função das partes humanas e seus defeitos.

Anônimo disse...

Será que sou só eu que percebe o absurdo desta afirmação que apareceu na SuperInteressante de novembro ?
Se isso fosse verdade, ao mergulhar somente alguns centímetros, nossa visão estaria praticamente inalterada, o que não ocorre.
A razão de enxergarmos desfocado é outra completamente diferente que não tem absolutamente nada a ver com pressão ou deformação do globo ocular, mas sim com o grau de refração da água que é diferente do grau do ar, por isso um lápis mergulhado na água parece entortar-se.
Wilson.

Kelly Soares disse...

Mas, a relação é justamente essa, a diferença de refração nos ambientes água e ar e isso faz a diferença de pressão, por isso nossos olhos (adaptados a vida terrestre) sente com a mudança de direção da luz, ao atingir a água e, consequentemente, a distorção da imagem pelos olhos.